Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Influência da Bíblia na cultura pop: leitura do simbolismo e da linguagem bíblica na HQ A Queda De Murdock de Frank Miller e David Mazzucchelli

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 95 Linguagem: Português

10.23925/rct.i95.47082

ISSN

2317-4307

Autores

Carlos Caldas,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Em 1994 o teólogo brasileiro Antonio Manzatto publica pelas Edições Loyola Teologia e literatura. Reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. A obra é a versão em forma de livro de sua tese de doutorado em teologia defendida no ano anterior na prestigiosa Université Catholique de Louvain (Louvain-la-Neuve) sob a orientação de Adolphe Gesché. A obra, a pioneira de seu gênero no Brasil, abriu caminho para um sem número de publicações no diálogo entre teologia e literatura. O presente artigo pretende humildemente prestar homenagem à contribuição de Manzatto aos estudos de teologia e literatura a partir de dois vieses diferentes do originalmente proposto pelo doyen deste diáologo no Brasil: um viés será a utilização de texto proveniente da assim chamada cultura pop, neste caso, as histórias em quadrinhos. Outro será a aproximação teórico-metodológica: o pressuposto teórico do presente artigo é o sugerido pelo crítico teórico canadense Northrop Frye, que a Bíblia é o “grande código” da arte e da cultura ocidentais. Para tanto, o presente artigo tem a intenção de apresentar a influência da Bíblia no arco da história em quadrinhos A queda de Murdock, de Frank Miller e David Mazzucchelli. Há de se observar que o título original deste arco em inglês é Born Again, citação direta do Evangelho de João. E no decorrer da narrativa podem ser identificadas imagens, simbolismos e linguagem bíblicas. Este artigo pretende apresentar como este arco reflete o tema do justo sofredor, tema que aparece no livro bíblico de Jó, na profecia de Isaías e que será aplicado a Jesus no Evangelho de Lucas. Além disso, o artigo também pretende apresentar o personagem Demolidor neste arco como uma figura do Cristo sofredor.

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