Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A utopia do livro-monumento

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 38 Linguagem: Português

10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.165644

ISSN

2178-0447

Autores

Vitor Marcelino,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

O seguinte artigo busca apresentar um recuo histórico com o intuito de compreender como a tradicional concepção de livro foi reformulada no período de vanguarda, especialmente a russa, a partir da incorporação da fotografia em sua estrutura. Nesse processo, privilegiaremos o estudo sobre as contaminações entre cinema, literatura, revistas e jornais ilustrados, cartazes e design de exposições para que possamos compreender, de modo histórico, o aspecto híbrido dado ao livro fotográfico. Teremos como foco as produções e reflexões teóricas do artista El Lissitzky (1890-1941) e dos cineastas Dziga Vertov (1896-1954) e Sergei Eisenstein (1898-1948) em aproximação com os escritos do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940).

Referência(s)