Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências

2020; Linguagem: Português

10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

ISSN

1984-2686

Autores

Miguel Guilhermino de Archanjo, Simoni Tormöhlen Gehlen,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A Tecnologia Social é caracterizada como um produto, técnica e/ou metodologia reaplicável e desenvolvida com a participação da comunidade para a resolução de problemas sociais/socioambientais. Nesse sentido, investiga-se a apropriação de alguns pressupostos teórico-metodológicos da Tecnologia Social por parte dos sujeitos da comunidade local e escolar, que participaram da seleção e implementação de uma Tecnologia Social, em busca da superação de uma demanda local na comunidade do Iguape, no município Ilhéus, BA. Metodologicamente, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) reunião com os moradores do bairro, para discutir a demanda socioambiental local e selecionar uma Tecnologia Social; b) implementação de uma Fossa Séptica Ecológica na comunidade em colaboração com os moradores. As informações foram obtidas por meio de videogravações realizadas durante a reunião e a implementação da fossa e entrevistas semiestruradas com os moradores que participaram de todo o processo. A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva tendo como referência duas categorias a priori: i) coaprendizagem e reaplicação; e ii) processos de tomada de decisões e autonomia. Dentre os resultados, constatou-se que a construção da fossa possibilitou a integração entre o conhecimento popular e os científicos, propiciando a reaplicação da TS na comunidade local, além da transformação sociotécnica, que se deu por meio de um processo colaborativo. Além disso, evidenciou-se que a TS tem um significativo potencial para contribuir na seleção de conteúdos e conhecimentos para o currículo escolar, como os da área de Ciências Naturais.

Referência(s)