Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SEM ESCOLHA, FOI GUERREIRA: UM ESTUDO SOBRE O PROTAGONISMO DE BIA MULATO NO TEATRO DOS CASTIGOS

2020; Volume: 21; Issue: 37 Linguagem: Português

10.12957/concinnitas.2020.46845

ISSN

1981-9897

Autores

João Vítor Ferreira Nunes,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Verso, neste artigo, sobre os Ritos de Passagem (GENNEP, 2011) de Bia Mulato, mais precisamente acerca de seu protagonismo no Teatro dos Castigos (FOUCAULT, 1987), ocorrido no Sertão Potiguar, cuja visibilidade social, através da violência (FEDERICI, 2004), possibilitou que a mesma lutasse pela sua liberdade (ESTES, 1994ª; 2007b; DESPENTES, 2016). A corrente empreitada é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no PPGArC da UFRN e fora avistado no horizonte das entranhas d’alma do artista-pesquisador sua energia ânima (JUNG, 2000), desembocando assim em uma cena performativa intitulada BIA-BOA.

Referência(s)
Altmetric
PlumX