
SEM ESCOLHA, FOI GUERREIRA: UM ESTUDO SOBRE O PROTAGONISMO DE BIA MULATO NO TEATRO DOS CASTIGOS
2020; Volume: 21; Issue: 37 Linguagem: Português
10.12957/concinnitas.2020.46845
ISSN1981-9897
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoVerso, neste artigo, sobre os Ritos de Passagem (GENNEP, 2011) de Bia Mulato, mais precisamente acerca de seu protagonismo no Teatro dos Castigos (FOUCAULT, 1987), ocorrido no Sertão Potiguar, cuja visibilidade social, através da violência (FEDERICI, 2004), possibilitou que a mesma lutasse pela sua liberdade (ESTES, 1994ª; 2007b; DESPENTES, 2016). A corrente empreitada é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no PPGArC da UFRN e fora avistado no horizonte das entranhas d’alma do artista-pesquisador sua energia ânima (JUNG, 2000), desembocando assim em uma cena performativa intitulada BIA-BOA.
Referência(s)