
Disponibilidade e Acessibilidade do Sistema de Avaliação Institucional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza sob a ótica de seus gestores
2020; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-407720200001000012
ISSN1982-5765
AutoresRita Aparecida Souza da Luz, Leandro Petarnella, Amélia Silveira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAvaliar os resultados obtidos por meio das ações institucionais do processo avaliativo, em um sistema formalmente constituído, apresenta-se como um desafio ainda maior considerando a questão que envolve a disponibilidade e a acessibilidade do sistema de avaliação. Neste sentido, o entendimento dos gestores sobre esses dois aspectos se firma como condição fundamental para o delineamento de ações voltadas para a melhoria dos processos avaliativos, sendo necessária a análise do respectivo entendimento. Esta análise, por sua vez, se constitui como o objetivo do presente trabalho. O caminho investigativo percorrido para o alcance do objetivo foi conduzido por uma pesquisa de caráter qualitativa, realizada por meio de técnicas de análise documental, observação participativa e grupo de foco. Os resultados evidenciaram que há entendimento quanto ao assunto, bem como acerca das questões que se relacionam à disponibilidade e a acessibilidade pelos gestores do SAI. Entretanto, seus resultados não alcançam toda comunidade acadêmica, já que o SAI disponibiliza e torna acessível o sistema apenas aos gestores e diretores das Etecs.
Referência(s)