Os propósitos educacionais e modelos de docência de educação física em primária
2019; Asociación Canaria de Psicología del Deporte; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
ISSN
1886-8576
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoespanolEl presente articulo tiene como objetivo analizar la percepcion de las finalidades educativas de la Educacion Fisica de profesores involucrados en diferentes modelos de docencia del area en ensinanza primaria. Los participantes fueron siete maestros de un grupo de escuelas del distrito de Aveiro (Portugal). De caracter cualitativo, el estudio utilizo analisis documental, entrevistas semiestructuradas y un cuestionario, que fueron analizados en terminos de contenido. Los principales resultados, apuntan la falta de claridad conceptual de los docentes, independiente del modelo de docencia, que evidencia la baja valoracion de la EF en el desarrollo curricular en la primaria. portuguesO presente artigo tem como objetivo analisar a percecao das finalidades educativas da Educacao Fisica de professores envolvidos em diferentes modelos de docencia da area no 1o Ciclo do Ensino Basico. Os participantes foram 7 professores de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal). De natureza qualitativa, o estudo utilizou analise documental, entrevistas semi-estruturadas e um questionario, que foram analisados em termos de conteudo. Os principais resultados, apontam a falta de clareza conceptual dos docentes, independente do modelo de docencia, que evidencia a baixa valorizacao da EF no desenvolvimento curricular do 1o CEB. EnglishThis article aims to analyze the perception of the educational purposes of the Physical Education of teachers involved in different models of teaching in the area in the elementary school. The participants were 7 teachers from a Grouping of Schools of the District of Aveiro (Portugal). Of qualitative nature, the study used documentary analysis, semi-structured interviews and a questionnaire, which were analyzed in terms of content. The main results point to the lack of conceptual clarity of teachers, regardless of the teaching model, which shows the low value of PE in the curricular development of the elementary school. (English) [ABSTRACT FROM AUTHOR]
Referência(s)