Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições do trabalho de campo para aulas de geografia no ensino fundamental

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i7.3762

ISSN

2525-3409

Autores

Igo Marinho Serafim Borges, Raphael Lucas Jacinto Almeida, Carla Andreza Oliveira Lima, Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Ramon Marinho Gomes, Welitemara da Silva Araújo, Karine Rodrigues de Andrade, Maria Lucilane de Andrade Silva, Thiago da Silva Lima, Emanoel Cavalcante Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do trabalho de campo como recurso metodológico no contexto do processo de ensino e aprendizagem e nas aulas de Geografia. De modo a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, utilizou-se como metodologia trabalhos de campo com alunos do 7º ano (B), da Escola de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rego, localizada na cidade de Queimadas-PB. Os resultados demonstram que as aulas teóricas acompanhadas das aulas práticas em campo proporcionam um maior desempenho no aprendizado. Houve aumento nas notas, onde foi possível observar que a partir dos trabalhos de campo os alunos tiveram maior interesse em estudar as ciências geográficas, saindo do abstrato para o experienciado tiveram a oportunidade de associar o que já conheciam a partir de informações do cotidiano deles com os conteúdos da Geografia vistos em sala de aula. O desenvolvimento de trabalhos com a aula de campo possibilita a articulação entre teoria e prática, bem como forma de agregar os saberes dos alunos com o conhecimento do livro didático, o que é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem.

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