
O brinquedo terapêutico instrucional como ferramenta na assistência oncológica infantil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.4253
ISSN2525-3409
AutoresJéssica Maria Lins da Silva, Ana Júlia da Costa Monteiro, Eliana Soares Coutinho, Leilane Beatriz da Silva Cruz, Lorrane Teixeira Araújo, Wesley Brandão Dias, Paula Valéria Dias Pena Costa,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoO uso do brinquedo terapêutico durante o processo de internação infantil proporciona uma comunicação efetiva entre profissional e a criança e prevê ainda uma assistência integral, a qual usa intervenções que diminuam ou eliminam o sofrimento físico e psicológico experimentado pela as crianças e seus familiares, logo propicia um cuidado mais humanizado. Com este estudo, objetivou-se descrever as vivências de acadêmicos de enfermagem sobre atividades educativas assistenciais realizada em um hospital oncológico infantil através do uso de brinquedos terapêuticos instrucionais. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa na modalidade relato de experiência, sob a fundamentação teórica e metodológica da problematização do Arco de Maguerez, o qual é composto por cinco etapas, a saber: 1 – Observação da Realidade; 2 – Levantamento de Pontos-chave; 3 – Teorização; 4 – Hipóteses de Solução e 5 – Retorno a Realidade. Decidiu-se realizar ações educativas focando na necessidade terapêutica das crianças para desenvolverem um enfrentamento eficaz acerca dos procedimentos realizados. Como principais resultados o brinquedo terapêutico mostrou-se um eficiente dispositivo para o preparo e desenvolvimento social, intelectual e emocional da criança até mesmo durante a internação, com a redução de tensão e a mitigação de sentimentos como medo e insegurança. Baseado no exposto salienta-se a relevância de uma assistência voltada ao usuário embasada em um olhar holístico e em um cuidado acolhedor, com formas inovadoras e lúdicas a fim de promover a ressignificação quanto ao processo de hospitalização infantil.
Referência(s)