Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A emergência político-pedagógica da educação intercultural crítica na formação inicial de professores em ciências da natureza no Brasil

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i7.3941

ISSN

2525-3409

Autores

Carlos Luís Pereira, Márcia Regina Santana Pereira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir acerca da emergência política curricular da educação intercultural crítica no processo de formação de professores em Ciências da Natureza no Brasil alinhados com a educação antirracista. A perspectiva desta proposta de educação intercultural crítica justifica-se ao propor formação docente respaldada em direitos humanos, diversidades, religião, gênero, respeito às diferenças, sexualidade, raciais, comunidades tradicionais e outros. O problema de investigação foi averiguar o espaço na organização curricular da educação intercultural crítica na formação inicial de professores em Ciências da Natureza. O estudo possui uma abordagem qualitativa nos objetivos da pesquisa exploratória e, dentro dos procedimentos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram a falta de prioridade na formação docente da política curricular da perspectiva da educação intercultural crítica. Verificou-se nos discursos dos professores pesquisados ênfase da biblioteca colonial eurocêntrica, monocultural assegurada na formação inicial na área de Ciências da Natureza. Conclui-se que a emergência da política curricular dentro do paradigma da crítica intercultural, corrobora para a valorização dos saberes científicos das matrizes indígenas e dos negros-africanos.

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