
A emergência político-pedagógica da educação intercultural crítica na formação inicial de professores em ciências da natureza no Brasil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.3941
ISSN2525-3409
AutoresCarlos Luís Pereira, Márcia Regina Santana Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste artigo objetiva-se discutir acerca da emergência política curricular da educação intercultural crítica no processo de formação de professores em Ciências da Natureza no Brasil alinhados com a educação antirracista. A perspectiva desta proposta de educação intercultural crítica justifica-se ao propor formação docente respaldada em direitos humanos, diversidades, religião, gênero, respeito às diferenças, sexualidade, raciais, comunidades tradicionais e outros. O problema de investigação foi averiguar o espaço na organização curricular da educação intercultural crítica na formação inicial de professores em Ciências da Natureza. O estudo possui uma abordagem qualitativa nos objetivos da pesquisa exploratória e, dentro dos procedimentos da pesquisa-ação. Os resultados evidenciaram a falta de prioridade na formação docente da política curricular da perspectiva da educação intercultural crítica. Verificou-se nos discursos dos professores pesquisados ênfase da biblioteca colonial eurocêntrica, monocultural assegurada na formação inicial na área de Ciências da Natureza. Conclui-se que a emergência da política curricular dentro do paradigma da crítica intercultural, corrobora para a valorização dos saberes científicos das matrizes indígenas e dos negros-africanos.
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