
Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.4299
ISSN2525-3409
AutoresCassandra Ribeiro Joye, Marília Maia Moreira, Sinara Socorro Duarte Rocha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDescrever, comparar e distinguir as principais características entre Educação a Distância (EaD) e atividade educacional remota emergencial, com vistas a desconstruir possíveis confusões entre esses dois conceitos, são os objetivos deste artigo. Tratamos de fazer um estudo exploratório, de natureza qualitativa, e um estudo de caso sobre as resoluções de ações pedagógicas das instituições de ensino básico e superior do Ceará frente ao isolamento social causado pela COVID-19. Inicialmente, descrevemos as diversas terminologias sobre EaD, sobre a sua legislação específica e suas características particulares. Em seguida, definimos o que seria a denominada atividade educacional remota emergencial frente à pandemia da doença denominada COVID-19, diante da realidade brasileira, apresentando os resultados do estudo de caso em instituições públicas do Ceará no período de abril de 2020. Como considerações finais, afirmamos que as atividades educacionais remotas emergenciais não se configuram como EaD, por uma série de fatores que vão desde a legislação, o planejamento e os investimentos em estrutura até a formação de professores para usos de tecnologias digitais na educação. Ressaltamos que qualquer implementação de modalidade educativa deve ter como ponto de partida a qualidade da aprendizagem discente.
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