
Interfaces entre sociologia da infância e comportamento motor: o elo humano, a natureza e a cultura
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.4202
ISSN2525-3409
AutoresAnne Schneider Ewald, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO objetivo deste artigo é avaliar uma proposta de mediação pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, desenvolvida por meio de jogos e brincadeiras com os esportes, que articulou pressupostos do Comportamento Motor com a Sociologia da Infância. A perspectiva metodológica adotada no estudo foi a pesquisa-ação, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, com uma turma de 11 crianças na faixa etária de cinco a seis anos de idade. Os registros produzidos por meio da observação participante e de fotografias foram guardados em diário de campo. As experiências pedagógicas avaliadas sinalizam possibilidades para consolidar a relação entre natureza e cultura, contribuindo para materialização de abordagens pedagógicas inovadoras que contemplem as aprendizagens das crianças em sua complexidade biopsicossocial.
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