Artigo Produção Nacional

O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ECONOMIA COLABORATIVA E GERAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2236-417X

Autores

Mateus Oliveira Kalil, Sérgio Paulo Maravilhas-Lopes,

Tópico(s)

Business Strategy and Innovation

Resumo

O comportamento das pessoas nas midias sociais e cada vez mais fiel ao seu comportamento na vida real. Com isso, a credibilidade do compartilhamento da informacao nas midias sociais cresceu e ganhou forca no mercado, o que de forma natural, proporciona novos modelos de negocio. Empresas como Amazon, Uber, Airbnb, Facebook com valores bilionarios no mercado de acoes refletem tal forca desse negocio. A potencia do pensamento sustentavel, juntamente com a forca da Internet, permite maneiras de realizar transacoes de produtos, de servicos e de experiencias que alimentam de formas distintas um mercado baseado em compartilhamentos. E um mercado com forca inovadora e presente em nosso dia a dia, porem, desconhecido ainda para uma boa parte da populacao. Portanto, este artigo revisou alguns artigos e livros que descrevem o comportamento de pessoas e de empresas a respeito do ato de compartilhar e mover a economia com essa atitude. O objetivo do artigo e conceituar a economia colaborativa e mostrar como funcionam as modalidades desse tipo de negocio. Nota-se que existem ainda desafios para uma maior solidez da economia colaborativa, porem ha indicios que existem cada vez mais estimulos de como o acesso a informacao pode potencializar esse modelo inovador de fazer negocio.

Referência(s)