Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-4867.v30i2p290-306

ISSN

1984-4867

Autores

Miriam Leite Farias, Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Luana Alexandre Silva, João Henriques de Sousa Júnior,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

O fenômeno do Consumo Colaborativo tem ganhado notoriedade no espaço mercadológico mundial, mas ainda é incipiente dentro da literatura acadêmica. A partir desta constatação, o presente artigo objetivou verificar a aplicabilidade do modelo da Teoria da Ação Racional no contexto do Consumo Colaborativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, aplicando-se um survey com 208 usuários dos serviços da plataforma de hospedagem do Airbnb no Brasil. Por meio de análise de regressão linear múltipla, os resultados indicaram que as atitudes relativas ao comportamento e a norma subjetiva dos consumidores influenciam positivamente na intenção de uso dos serviços do Airbnb. Dessa forma, o estudo apresenta evidências de que a utilização da Teoria da Ação Racional é válida no contexto do consumo colaborativo, contribuindo para o entendimento teórico desse tema com relação ao comportamento dos consumidores turistas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX