
Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional
2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v30i2p290-306
ISSN1984-4867
AutoresMiriam Leite Farias, Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Luana Alexandre Silva, João Henriques de Sousa Júnior,
Tópico(s)Digital Marketing and Social Media
ResumoO fenômeno do Consumo Colaborativo tem ganhado notoriedade no espaço mercadológico mundial, mas ainda é incipiente dentro da literatura acadêmica. A partir desta constatação, o presente artigo objetivou verificar a aplicabilidade do modelo da Teoria da Ação Racional no contexto do Consumo Colaborativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, aplicando-se um survey com 208 usuários dos serviços da plataforma de hospedagem do Airbnb no Brasil. Por meio de análise de regressão linear múltipla, os resultados indicaram que as atitudes relativas ao comportamento e a norma subjetiva dos consumidores influenciam positivamente na intenção de uso dos serviços do Airbnb. Dessa forma, o estudo apresenta evidências de que a utilização da Teoria da Ação Racional é válida no contexto do consumo colaborativo, contribuindo para o entendimento teórico desse tema com relação ao comportamento dos consumidores turistas.
Referência(s)