Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A infraestrutura rodoviária e a urbanização regional contemporânea no território paulista: o caso do corredor urbano Campinas-Sorocaba, Brasil

2020; Pontifical Catholic University of Chile; Volume: 46; Issue: 138 Linguagem: Português

10.4067/s0250-71612020000200235

ISSN

0717-6236

Autores

Wilson R. Santos, Anderson D. A. Proença,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Aborda-se neste texto a constituição de articulações urbanas que extrapolam a dimensão metropolitana, espraiando-se de forma dispersa em escala regional, utilizando como estudo de caso a formação de um “corredor urbano” entre Campinas e Sorocaba, duas cidades polos de regiões metropolitanas no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Constata que o sistema de transporte regional articula a configuração de um eixo de conurbação linear entre as duas regiões metropolitanas, ao longo do qual há uma intensa dinâmica de transformação espacial com o rápido avanço do tecido urbano – especialmente nas tipologias de condomínios industriais e loteamentos residenciais fechados – sobre áreas rurais. Demonstra-se assim, uma nova tendência de concentração linear da dispersão urbano-regional no contexto de uma urbanização extensiva que se manifesta em vetores privilegiados em relação à afluência de investimentos, principalmente dos setores produtivos mais vinculados à economia globalizada, confrontando as tradicionais divisões conceituais entre urbano/rural, cidade/região, centro/periferia.

Referência(s)