Novas manifestações estéticas e ideológicas na canção de intervenção portuguesa

2016; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1526-551X

Autores

Ana Saldanha,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

A Revolucao que se operou em Portugal em 1974 nao se exprimiu, apenas, no campo economico-social e politico e no campo da literatura, tendo-se, igualmente, revelado no dominio das artes visuais e no dominio da cancao e da musica. Com este artigo, pretendemos abordar as manifestacoes acusticas que, desde a segunda metade do seculo XX, nos permitem acompanhar as graduais alteracoes sociossimbolicas ocorridas em Portugal, as quais consubstanciam transformacoes esteticas e ideologicas que se revelarao na sua plenitude apos a Revolucao de 25 de Abril de 1974. Com efeito, quer a musica contestataria, quer as artes, em geral, incitaram, ate a eclosao da Revolucao, a luta contra o regime instalado, utilizando novas imagens e novos simbolos, numa atitude estetica e ideologica que se contrapunha ao esteticismo veiculado pela ditadura (1926- 1974). Esta atitude visual e musical atingira o seu apogeu apos a Revolucao portuguesa, quando a arte acompanhara o publico saindo do silencio a que a censura a havia votado e impondo-se no ruido das ruas e vozes portuguesas.

Referência(s)