
Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção
2003; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
1981-9897
Autores Tópico(s)Cultural Insights and Digital Impacts
ResumoAnalise dos principais conceitos e interfaces teoricas que conduzem a compreensao das relacoes autor-obra-receptor e a interativa. A da obra de a recepcao, relacionada necessariamente as tres fases produtivas da arte: a obra artesanal (imagens de primeira geracao), industrial (imagens de segunda geracao) e eletro-eletronica (imagens de terceira geracao), detona varios graus para a interpretacao. A Obra Aberta se identifica com a abertura de primeiro grau pois remete a polissemia, a ambiguidade, a multiplicidade de leituras e a riqueza de sentido. Ja a abertura de segundo grau da obra, se identifica com as alteracoes estruturais e tematicas que incorporam o espectador de forma mais ou menos radical. Trata-se da chamada arte de participacao onde processos de manipulacao e interacao fisica com a obra, acrescentam atos de liberdade sobre a mesma. Agora, com os processos promovidos pela interatividade tecnologica, na relacao homem-maquina, postula-se a abertura de terceiro grau. Esta abertura, mediada por interfaces tecnicas, coloca a intervencao da maquina como novo e decisivo agente de instauracao estetica, propria das imagens de Terceira Geracao.
Referência(s)