Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Percurso e estratégias de implantação de metodologias ativas em uma instituição de ensino superior

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i7.4293

ISSN

2525-3409

Autores

Laurine Mendes Belarmino, Maria Angela Moreira Dias, Andressa Curvello de Melo, Deborah Ellen de Oliveira Batista, Fábio Machado Araújo, Thaynná Silva Ramos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Estudo transversal de delineamento prospectivo, com abordagem qualitativa realizado com quatro professores de um Centro Universitário no Rio de Janeiro, responsáveis pelo processo de implantação de Metodologias Ativas na Escola de Saúde da instituição. Teve por objetivo apresentar o percurso da implantação de metodologias ativas como base norteadora do processo ensino-aprendizagem. Realizadas entrevistas semiestruturadas em agosto e setembro de 2019 com professores em cargos de gerência. Os participantes relataram não terem experiência anterior com metodologias ativas e destacaram cursos de imersão e webinars para os docentes como estratégia acadêmica. Apesar de evidências de resistências iniciais por parte de alguns docentes, os participantes relatam aquiescência e adequação no cotidiano prático, reconhecendo a efetividade das metodologias ativas como fio norteador no processo ensino-aprendizagem desta instituição de ensino superior.

Referência(s)
Altmetric
PlumX