Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação educacional ou política de resultados?

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951

ISSN

2448-3583

Autores

Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A avaliação, processo inerente à vida humana, em meio a transformações econômicas e políticas, assumiu um caráter regulador e compensatório ao longo dos anos, tornando-se o principal instrumento de verificação do desempenho escolar (OLIVEIRA, 2018). Nesse sentido, o presente estudo analisa como os índices educacionais obtidos em avaliações externas, com aplicação em larga escala, refletem em escolas do município de Óbidos-Pará. Para tanto, adota-se como referencial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi realizado por meio de pesquisa de campo, comparando dois cenários distintos: escolas com índices positivos e negativos no IDEB. Os resultados revelam a existência de uma “Política de Resultados”, traduzida em ações de recompensas ou punições, divulgação de imagens boas ou ruins na mídia, desvalorização profissional de docentes e gestores e precarização do ensino, tendo como consequência uma educação a serviço do capital, distante da efetivação da qualidade no ensino público.

Referência(s)