Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Palimpsesto contemporâneo: o olhar para o corpo negro em Ricardo Aleixo depois de Jorge de Lima

2019; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18554/rs.v8i2.4072

ISSN

1983-3873

Autores

Carlos Morais,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como a lírica de Ricardo Aleixo, importante poeta contemporâneo, dialoga criticamente com a de Jorge de Lima, nome de destaque no Segundo Modernismo, quanto ao desenvolvimento de temas ligados à história e à cultura da população negra brasileira. O nexo comparativo a ser examinado será o tratamento imagético dado pelos dois escritores a personagens negros. A hipótese considerada é a de que, na abordagem de temas ligados à diáspora africana, a poética de Ricardo Aleixo, exemplificada por “Rainha onça” (de Antiboi, 2017) atua, conscientemente ou não, como um palimpsesto crítico em relação à de Jorge de Lima, ilustrada por “Zefa lavadeira” (de Poemas negros, 1947), o que pode ser verificado pelo modo como, em Aleixo, o sujeito poético lança na direção dos corpos negros um olhar diametralmente oposto, em termos de caracterização de seu alvo, àquele que se pode identificar na escritura de Lima. Para elucidar esse ponto, contribuirão estudos de Gilberto Freyre, Alfredo Bosi, Vagner Camilo (sobre Jorge de Lima); Guilherme Trielli Ribeiro e Afonso Celso Carvalho Rodrigues (sobre Ricardo Aleixo); para a análise da relação entre os poemas citados acima, a principal contribuição será o conceito de palimpsesto proposto por Gérard Genette.

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