Artigo Revisado por pares

Escola de robótica: um passeio de matemática pela ciência

2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/actio.v1n1.10865

ISSN

2525-8923

Autores

Keith Gabriella Flenik Morais, Alfred James Dias Albon, Leonardo Antonio Borgo, Elisângela Zarpelon Aksenen, Edna Sakon Banin, Luciana Schreiner de Oliveira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Durante os meses de maio e junho de 2019, os estudantes de Licenciatura em Matematica da Universidade Tecnologica Federal do Parana, Campus Curitiba (UTFPR-CT), bolsistas do Programa Residencia Pedagogica do Colegio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim em Curitiba/PR, realizaram passeios pedagogicos de matematica com duas turmas de setimos anos, A e B, na escola de robotica Robot! Education . O passeio aconteceu devido ao interesse demonstrado pelos estudantes durante o mes de abril, quando trabalharam programacao no aplicativo Scratch Jr. Assim, eles foram a escola de robotica Robot! Education, localizada no bairro Agua Verde, como Intervencao Pedagogica, atividade componente do Residencia Pedagogica. O objetivo era despertar interesse pela matematica com a robotica de forma transversal (BRASIL, 1997, p. 22) e multidisciplinar (FABRICIO, 2014) utilizando os brinquedos Lego. Embora as turmas tenham tido passeios em datas diferentes; os objetivos, as instrucoes e a organizacao foram as mesmas. Organizaram-se em grupos de 5 ou 6 estudantes, receberam uma base de robo, um tablet com o aplicativo EV3 Mindstorm e seguiram tres principais etapas: (i) investigacao do aplicativo; (ii) montagem da armadura e (iii) batalha de robos. O primeiro passeio foi com a turma 7o ano A, no dia 29 de maio, as quais os residentes foram os principais regentes. Na (i) etapa, eles exploraram: quais os movimentos do robo quando a direcao era constante e a potencia variava e vice-versa. Desbrava-lo era importante, pois o tablet serviria de controle remoto na terceira etapa. Na (ii) etapa, os estudantes tinham tres opcoes de armadura para a montagem: a rampa, a pa ou o martelo; modelos disponiveis pela propria Robot! Education. Por fim, na (iii) etapa poderiam batalhar: vencia a equipe que expulsasse a outra do ringue ou capotasse o robo. O segundo passeio aconteceu no dia 12 de junho, com a turma 7o ano B. Desta vez, os residentes foram auxiliares da equipe Robot! Education que aconteceu de forma mais natural, tranquila e nao tao rigorosa. Por exemplo, no primeiro momento, eles nao precisaram seguir um roteiro especifico como a residente havia passado a turma A e, no segundo momento, a montagem era de forma livre. Desta maneira, a turma B pode aproveitar mais e de forma mais descontraida a terceira etapa. Portanto, este passeio, rico em diversao e conhecimento, oportunizou a aproximacao dos estudantes a tecnologia, a investigacao nas areas das ciencias, o contato com a programacao por blocos, a criatividade, a aplicacao de conteudos matematicos (como conjunto dos numeros inteiros, sequencia e logica matematica) (GAROFALO, 2018). Ademais, aproximou os estudantes a outras areas de estudo e profissao como as de engenharias, fisica, matematica e design, componentes da Robotica. Dessa maneira, nesta Intervencao Pedagogica, as criancas aprenderam matematica brincando, tiveram formacao cidada ao serem instigados a investigar, criar e solucionar problemas; e foram incentivados a considerar a ciencia como carreira profissional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX