Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A economia criativa na arena da sustentabilidade

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 50 Linguagem: Português

10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.161954

ISSN

2317-2762

Autores

Fernanda Bocorny Messias, Elimar Pinheiro do Nascimento, Caio Frederico e Silva,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate da economia criativa (EC) no contexto da sustentabilidade, uma associação pouco explícita que se encontra desde os primeiros escritos. O faz por meio da identificação de inter-relações entre termos utilizados na literatura para definir EC (classe criativa, cidade criativa, educação criativa, cultura, economia(s) e indústrias culturais e criativas) e oito dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, cultural, tecnológica, ética, territorial e política), onde os termos encontram outro sentido. Conclui-se que a estreita relação entre o paradigma criativo e o sustentável é uma consequência, mais do que uma intenção primeira, da proclamada quebra de paradigma nos modelos de desenvolvimento moderno do século XX.

Referência(s)