
A economia criativa na arena da sustentabilidade
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 50 Linguagem: Português
10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.161954
ISSN2317-2762
AutoresFernanda Bocorny Messias, Elimar Pinheiro do Nascimento, Caio Frederico e Silva,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoEste artigo tem como objetivo contribuir para o debate da economia criativa (EC) no contexto da sustentabilidade, uma associação pouco explícita que se encontra desde os primeiros escritos. O faz por meio da identificação de inter-relações entre termos utilizados na literatura para definir EC (classe criativa, cidade criativa, educação criativa, cultura, economia(s) e indústrias culturais e criativas) e oito dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, cultural, tecnológica, ética, territorial e política), onde os termos encontram outro sentido. Conclui-se que a estreita relação entre o paradigma criativo e o sustentável é uma consequência, mais do que uma intenção primeira, da proclamada quebra de paradigma nos modelos de desenvolvimento moderno do século XX.
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