Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A leitura literária na escola: ação e formação docente

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 9; Linguagem: Português

10.21284/elo.v9i.8478

ISSN

2317-5451

Autores

Sheila Ferreira Gonçalo, Ana Carolina Machado, Cícera Jéssica Paes Casarin Monteiro, Lizandra Bianchi De Jesus, Manoela dos Santos Pereira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse relato de experiência discute as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão “Leitura Literária na Escola: Ação e Formação Docente”, desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo – Campos do Jordão. O projeto teve como objetivo aprimorar a formação inicial de professores, aprofundando seus conhecimentos referentes à didática envolvida na prática pedagógica de leitura de textos literários em sala de aula. Além disso, por meio de intervenções pedagógicas diferenciadas, o projeto buscou estimular o prazer pela leitura, atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram planejadas e aplicadas situações de intervenção, envolvendo a leitura de livros de literatura infantil, seguida de uma atividade relacionada ao enredo da história lida. O planejamento das intervenções e a atuação em sala de aula possibilitaram às extensionistas a análise reflexiva sobre a efetividade das estratégias didáticas propostas, viabilizando uma investigação de caráter didático.

Referência(s)