Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Evidências no mercado de varejo de vestuário de Cuiabá-MT

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30781/repad.v4i2.10027

ISSN

2594-7559

Autores

Marcos Júnior de Figueiredo Silva, Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Fernando Thiago,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Com a mudança nas relações sociais e o surgimento de novos canais de interações, passou a ser uma necessidade para as empresas conhecer o comportamento deste novo consumidor altamente conectado, e assim, conhecer as influências que levam a comprar determinado produto. O marketing digital apresenta-se como uma nova maneira de interação da empresa informar seu consumidor sobre seu produto, por meio de diversas ações, tais como, marketing de conteúdo, marketing de mídias sociais e ferramentas de monitoramento e segmentação. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como o marketing digital influencia a decisão de compra de consumidores do varejo de vestuário de Cuiabá-MT, buscando identificar as estratégias utilizadas pelas empresas, analisar o comportamento de consumo, destacando os influenciadores de decisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mista a partir de três entrevistas, sendo duas com gestores de lojas do segmento estudado e uma com um especialista do assunto, e realizado um levantamento (survey) junto aos consumidores da região estudada. Os principais resultados mostram que os consumidores em sua maioria não são influenciados por ações de marketing digital, porém, as empresas reconhecem a importância deste para que o cliente a encontre, destacando a criação de relacionamentos.

Referência(s)