
ANÁLISE DE ATRIBUTOS NA PREFERÊNCIA ENTRE CONSUMO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E SIMILARES OU MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA
2020; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22277/rgo.v13i2.4881
ISSN1983-6635
AutoresMarcos Roberto Luppe, Caroline Medeiros Rossi, Rosane Rivera Torres, Helder de Souza Aguiar,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoO objetivo principal do estudo foi analisar a importância dos atributos marca, qualidade e preço no processo de decisão de compra dos consumidores de medicamentos genéricos, similares e de referência na cidade de São Paulo e nos municípios da região metropolitana. Definiu-se para a coleta de dados o método de pesquisa quantitativo do tipo survey, via plataforma online, com amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados indicam que a maioria dos respondentes da pesquisa têm conhecimento da diferença entre esses medicamentos. Quanto as motivações que levam a preferência por esses tipos de medicamentos, preço, qualidade e confiança são os principais motivadores para a compra de medicamentos genéricos e similares, e qualidade, confiança e recomendação médica para os medicamentos de referência. Analisadas as motivações quando os respondentes realizam a compra para outra pessoa (shopper), padrão similar foi observado nas motivações na compra desses medicamentos. Em paralelo, a influência de profissionais da saúde na decisão de compra dos consumidores, quanto à recomendação médica ou à recomendação do balconista da farmácia, também se mostrou expressiva, resultados esses semelhantes aos obtidos em outros estudos relacionados ao tema deste trabalho.
Referência(s)