Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeto Escola Sem Partido: Uma roupa velha que não nos serve mais /

2020; Persona Institute of Higher Education; Volume: 14; Issue: 50 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v14i50.2418

ISSN

1981-1179

Autores

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior, Antônio Avelar Macedo Neri, Maria das Dores Alexandre Maia, Mayara Barros Bezerra,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A presente produção acadêmica tem como objetivo central problematizar o Projeto Escola Sem Partido e suas implicações no cerceamento da discussão de gênero e orientação sexual na sala de aula. Este Projeto usa os espaços educativos para protagonizar suas vertentes conservadoras em contraponto a dimensão de uma pedagogia libertadora. Nesse sentido, a pesquisa subsidia-se em natureza qualitativa de cunho bibliográfico além da pesquisa documental com base no Projeto de Lei n° 2474/14 do deputado Flávio Bolsonaro e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). É evidente o enfoque conservador e alienante do Projeto Escola Sem Partido que se contrapõe a liberdade de ensinar e a práxis pedagógica no sentido da formação crítica e do empoderamento dos educandos. Assim, nota-se a retórica a favor da educação neutra e das narrativas antigênero em um discurso contrariamente as escolas democráticas e a desbarbarização da educação.

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