
Projeto Escola Sem Partido: Uma roupa velha que não nos serve mais /
2020; Persona Institute of Higher Education; Volume: 14; Issue: 50 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v14i50.2418
ISSN1981-1179
AutoresArnóbio Rodrigues de Sousa Júnior, Antônio Avelar Macedo Neri, Maria das Dores Alexandre Maia, Mayara Barros Bezerra,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA presente produção acadêmica tem como objetivo central problematizar o Projeto Escola Sem Partido e suas implicações no cerceamento da discussão de gênero e orientação sexual na sala de aula. Este Projeto usa os espaços educativos para protagonizar suas vertentes conservadoras em contraponto a dimensão de uma pedagogia libertadora. Nesse sentido, a pesquisa subsidia-se em natureza qualitativa de cunho bibliográfico além da pesquisa documental com base no Projeto de Lei n° 2474/14 do deputado Flávio Bolsonaro e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). É evidente o enfoque conservador e alienante do Projeto Escola Sem Partido que se contrapõe a liberdade de ensinar e a práxis pedagógica no sentido da formação crítica e do empoderamento dos educandos. Assim, nota-se a retórica a favor da educação neutra e das narrativas antigênero em um discurso contrariamente as escolas democráticas e a desbarbarização da educação.
Referência(s)