Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Evasão Escolar no Ensino Superior: Análise Quantitativa no Curso de Licenciatura em Física do IFPA Campus Bragança

2020; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 42; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2020-0044

ISSN

1806-9126

Autores

Fábio Andrade de Moura, P. H. P. Mandarino, S. C. P. da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo A evasão escolar é um fenômeno que atinge diretamente as instituições de ensino e causa diversos prejuízos acadêmicos, sociais e econômicos. Estudando o tema, notamos que diversos alunos ingressantes no período de 2009 a 2014, evadiram do curso de Licenciatura em Física do IFPA campus Bragança. Examinando esse contexto, identificamos e analisamos o percentual de alunos evadidos no referido curso. Os dados analisados foram obtidos por meio da Sinopse do Ensino Superior e da Secretaria Acadêmica do IFPA. Os resultados comprovam que a evasão no curso analisado, se sobrepõe às médias nacionais e expõe a necessidade de intensificarem as políticas públicas para garantir o acesso, permanência e êxito dos alunos ingressantes.

Referência(s)