
O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 28; Linguagem: Português
10.20396/zet.v28i0.8656609
ISSN2176-1744
AutoresAilton Paulo de Oliveira Júnior, Nilceia Datori Barbosa,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas elaboradas para um jogo pedagógico relacionadas ao conceito de espaço amostral segundo a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, proposta curricular brasileira no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos cartas Perguntas (?) para o jogo, que são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão do conhecimento probabilístico. Mostrou-se a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.
Referência(s)