Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Física em contextos: aspectos de aprendizagem em ações educativas no ensino médio

2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/actio.v1n1.10828

ISSN

2525-8923

Autores

Lucas de Abreu Kasprik, Jhony dos Reis Silva, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Em reacao as criticas a memorizacao de definicoes e de procedimentos de resolucao de exercicios especificos, situam-se as defesas de abordagem de contextos no ensino de Fisica. Neste relato de experiencia, a perspectiva propositiva e analitica pertinente a essas associacoes com contextos adquire carater direcionado a aprendizagem. O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Residencia Pedagogica de Fisica, em um colegio publico da regiao de Curitiba-PR, com duas turmas de segundo ano do Ensino Medio, abrangendo os conteudos de Oscilacoes, Ondas e Acustica e Termodinâmica, abordados nos dois primeiros bimestres letivos, entre marco e julho de 2019. As acoes realizadas perpassaram pressupostos de estudos das relacoes entre Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS), Historia e Filosofia da Ciencia (HFC) e aprendizagem significativa, articulados em termos de abordagem de contextos. Ao se trabalhar com os conteudos em sala de aula, buscou-se uma abordagem metodologica que viabilizasse elementos de dominio empirico-concreto para estabelecimento de relacoes, avancando em termos de associacoes com atributos essenciais de conceitos. Esses elementos foram propiciados com a vinculacao a contextos de producao e utilizacao de conhecimentos cientificos e tecnologicos, considerando saberes previos expressados pelos alunos. Pretendia-se a atribuicao de significado e sentido aos conteudos escolares, mobilizando a disposicao do estudante para aprender, com enfase em discussoes e atividades experimentais. A avaliacao das acoes empreendidas se deu por meio de relatorios elaborados pelos residentes apos as aulas, compreendendo aspectos de estabelecimento de relacoes; e por alunos apos as atividades experimentais. A analise dos dados se deu de forma estatistica e qualitativa, conforme as particularidades das informacoes. Em consideravel numero de relatos de discentes, estes expressaram que conseguiram compreender conteudos da disciplina e perceber que as entidades fisicas envolvidas nao eram meros elementos abstratos. Relacoes entre conteudos e aspectos contextuais e vinculando atributos essenciais de conceitos podem ser inferidas a partir da analise dos relatorios de experimentos. Os alunos expressaram percepcoes positivas sobre as acoes desenvolvidas, particularmente as atividades experimentais, e aspectos cientificos e tecnologicos envolvendo contextos. Contudo, houve alunos desinteressados e outros que durante as atividades experimentais estavam apenas preocupados com as notas advindas dos relatorios. Com o decorrer das aulas, foi possivel perceber uma ampliacao na participacao e interesse dos alunos e uma maior aproximacao dos mesmos em relacao a Fisica.

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