
Protagonismo estudantil em feiras de ciências
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.25053/redufor.v5i15set/dez.2151
ISSN2448-3583
AutoresSimone Cabral Marinho dos Santos, José Raul de Sousa, Alvanisa Lopes de Lima Fontes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA Feira de ciências promove o protagonismo do estudante na medida em que favorece sua autononia e desperta o gosto pela prática da ciência. Esse artigo tem como objetivo analisar a feira de ciência como espaço para a promoção de uma postura protagônica no aluno, enquanto construtor e promotor de conhecimento. O cenário de investigação foi a Feira de Ciências do Oeste Potiguar, sob o olhar do aluno participante, destacando o desenvolvimento do gosto pela prática da ciência e de como é estimulado para utilização do método científico na vida social da escola, capaz de revelar o protagonismo estudantil. Dos resultados obtidos, concluímos que a feira de ciências possibilita a produção de conhecimentos, sob condições de permanente aprendizagem, promovendo a interação entre professor e aluno, de modo que estejam dispostos a aprender juntos: o aluno que aprende com o professor e o professor que aprende com o aluno.
Referência(s)