Artigo Acesso aberto

A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas

2020; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 6; Linguagem: Português

10.23899/relacult.v6i0.1678

ISSN

2525-7870

Autores

Rosângela Inês Matos Uhmann, Fernanda Seidel Vorpagel, Fabiane de Andrade Leite,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.

Referência(s)