
A construção do ideário de Brasil no século xix: reflexões em torno das concepções de memória, civilização e identidade nacional
2019; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2763-5635
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO trabalho a seguir faz parte de nossa investigacao, ainda em curso, no Programa de Pos-graduacao em Historia do Brasil – PPGHB/UFPI. E se justifica pela necessidade de compreendermos os interesses presentes nos discursos para a constituicao de um ideario de Brasil a ser construido e fixado na memoria nacional atraves do ensino e da perpetuacao da superioridade da cultura europeia trazida como modelo de civilidade para o territorio nacional no periodo oitocentista. A discussao sobre a escrita da historia nacional e a memoria coletiva selecionada como memoria oficial da nacao, ocasionalmente nos ajuda a compreender melhor o uso de versoes instrumentalizadas da Historia Antiga, sobretudo no que se refere ao conteudo de democracia ateniense, nos compendios de Historia Universal, adotados pelas escolas secundarias, no periodo Imperial brasileiro que serao analisados em nossa pesquisa. Como aporte teorico para conduzir nossa analise, usaremos as obras de autores como Jacques Le Goff (2003), Maurice Halbwachs (2006), Maria Cecilia Cortez e Christino de Souza (2004), Tomaz Tadeu da Silva (2007). Palavras-chave: Nacao; memoria; civilizacao; identidade nacional; seculo XIX.
Referência(s)