Jogo de Tabuleiro "Programming" — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Algoritmo
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n5-593
ISSN2525-8761
AutoresEduardo Garcia Wanderley, Renata Garcia Wanderley, Marcos Gabriel R. Melo, Clara larrisa Duarte T. Dias, Yasmin Adrieny da S. Sales,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA disciplina “Algoritmos” e componente do curriculo do curso tecnico em Informatica do IFPE - Garanhuns. Nela, os estudantes possuem o primeiro contato com os conceitos de logica e linguagem de programacao. Apesar disso, um estudo realizado pela coordenacao de curso aponta que nos ultimos anos a taxa de reprovacao nesta tem sido superior a 50%. Diante dessa problematica, observa-se a necessidade da criacao e insercao de novas estrategias didatico-pedagogicas no ensino e a aprendizagem da disciplina em questao, e os jogos sao uma dessas possiveis estrategias. Assim sendo, essa pesquisa busca construir um jogo de tabuleiro para o ensino de Algoritmos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa projetual fundamentada em pesquisas bibliograficas nas areas da Educacao, Ciencia da Computacao e Design da Informacao. Como resultado final desta pesquisa foi desenvolvido o “Programming”, um jogo de tabuleiro em trilha com enfoque no ensino de algoritmos, logica e logica de programacao. A versao atual do jogo conta com 3 modalidades, sendo duas baseadas em linguagens de programacao (Portugol e Java) e outra que aborda apenas o raciocinio logico-abstrato (modalidade Arbitraria).
Referência(s)