Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2020v3i1.11228

ISSN

2595-4520

Autores

Amanda Cristina Martins, Mayara Cristina Mendes Maia, Douglas da Silva Tinti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (quick response). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.

Referência(s)