Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 37; Linguagem: Português

10.1590/1982-0275202037e200085

ISSN

1982-0275

Autores

Aline Riboli Marasca, Denise Balem Yates, Andréia Mello de Almeida Schneider, Luan Paris Feijó, Denise Ruschel Bandeira,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

Resumo As restrições impostas pelo distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus exigiram adaptações dos psicólogos a uma nova realidade de trabalho que privilegia atividades remotas. O ensino e a prática em Avaliação Psicológica foram algumas das áreas afetadas, demandando que psicólogos, conselho profissional e sociedades científicas discutam diretrizes para o contexto da pandemia. Também, ainda que exista um aumento de cursos a distância, são apontadas restrições para o ensino de técnicas psicológicas em ambiente online. Visto as mudanças no cenário de trabalho e a necessidade de adaptação à situação atual, este estudo busca discutir a viabilidade de processos de Avaliação Psicológica online e apontar direções para seu aperfeiçoamento. Procura-se também apresentar possibilidades para ensino e supervisão a distância. Discutem-se evidências científicas e regulamentações nacionais e internacionais que embasam essas práticas. Por fim, reforça-se a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que permitam conduzir o processo de maneira ética e segura.

Referência(s)