Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n5-353

ISSN

2525-8761

Autores

Islaiany Costa Neri, Cibele da Conceição Barros do Nascimento, Socorro Márcia Gomes Torres, Tatianny Alves França, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Norma Suely Ramos Freire Bezerra, Francileide Vieira Figueirêdo, Cícero Magérbio Gomes Torres,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ao longo dos anos, o Ensino de Biologia, tem sido trabalhado de forma tradicional e descontextualizado, pautando-se na transmissao de conhecimentos e na memorizacao de conceitos e termos complexos, o que consequentemente tem dificultado a aprendizagem dos alunos quanto aos conteudos abordados no Ensino de Biologia. Assim, os jogos constituem-se como uma ferramenta didatica que pode ser utilizada em sala de aula no contexto do Ensino de Biologia, pois promovem uma interacao entre os estudantes de forma espontânea, e permitem a participacao desde a construcao dos jogos ate a sua aplicacao. Para tanto, o presente trabalho objetiva discutir sobre a construcao e a utilizacao do jogo didatico Roleta e Tabuleiro com Cartas da Biologia (RTCBio) aplicado ao Ensino de Biologia a partir da utilizacao de materiais de baixo custo tendo em vista a aprendizagem significativa dos estudantes. O instrumento utilizado para coleta dos dados consistiu na aplicacao de treze questionarios aos participantes da pesquisa que vivenciaram o jogo e sua analise se deu a partir da transcricao dos dados coletados nos questionarios. Com base nos resultados obtidos e na revisao de literatura realizada, percebeu-se que o uso de jogos e outros instrumentos ludicos no ensino possibilitam diversos beneficios teoricos – metodologicos, cognitivos e significativos para o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes, principalmente em virtude da participacao, envolvimento, proatividade e cooperacao manifestada pelos participantes do jogo, no qual possibilitou despertar o interesse pelos conteudos de Biologia, resultando assim em uma aprendizagem significativa.

Referência(s)
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