Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MODELIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZADOS SOBRE OS INVERTEBRADOS

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26571/reamec.v8i2.10095

ISSN

2318-6674

Autores

Mônica Strege Médici, Marcelo Franco Leão,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A observação e o contato com diferentes tipos de organismos vivos contribuem com o aprendizado de conceitos de ciência da natureza. Contudo, nem sempre é possível proporcionar essa aproximação com algumas formas de seres vivos devido às condições geográficas. O objetivo desse estudo foi analisar se a modelização de invertebrados como recurso didático é capaz de promover a construção de aprendizados de ciências. Esse estudo descritivo e exploratório ocorreu no segundo semestre de 2019 e envolveu 52 estudantes dos 7º Anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, de Vila Rica/MT. Foi proposta a construção de modelos representacionais dos organismos pertencentes aos 8 filos de invertebrados e seus respectivos habitats. Após a socialização do material produzido, os estudantes responderam um questionário para avaliar a atividade, contendo 12 questões. O conceito, critérios de diferenciação e importância dos invertebrados, as contribuições da modelização, dificuldades encontradas e a avaliação da atividade foram identificadas. Logo, utilizar a modelização no ensino de ciências foi uma estratégia didática que contribuiu para a construção de aprendizagens sobre os invertebrados.

Referência(s)