
A psicomotricidade e a educação física adaptada no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n5-244
ISSN2525-8761
AutoresJailma Sousa Melo, Simone de La Roque, Rodolfo Raiol, Andrew Matheus Lameira Sampaio, Jamila Mariana Martins Cruz,
Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoA pesquisa de campo, descritiva e abordagem qualitativa, objetivou avaliar a influencia da psicomotricidade no desenvolvimento de criancas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Questionou-se se a psicomotricidade enfatizada durante as atividades ludicas na educacao fisica adaptada influenciaria positivamente no desenvolvimento global de criancas com TEA. A coleta de dados se fez atraves de ficha de registro observacional dos aspectos psicomotores e bateria de avaliacao psicomotora proposta por Mattos e Kabarite (2005), com adaptacoes de LURIA (1987). A analise dos dados esteve de acordo com observacoes dos aspectos psicomotores coletados ao longo das atividades proposta. Como consideracoes finais observou-se que a pesquisa realizada indica que a utilizacao da psicomotricidade nas aulas de educacao fisica adaptada pode ser uma excelente estrategia para o alcance de melhores resultados no desenvolvimento global e de criancas com TEA. Acredita-se que a contribuicao deste estudo para a ciencia esta em mostrar que e possivel favorecer o desenvolvimento psicomotor de alunos com TEA durante as aulas de educacao fisica. Assim, ressalta-se que se o professor incorporar em suas aulas a psicomotricidade, certamente estara utilizando um excelente recurso pedagogico.
Referência(s)