Artigo Produção Nacional

Proposta para adequação das condições de acessibilidade em escola de educação básica de Catanduvas, SC

2020; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Linguagem: Português

ISSN

2674-9017

Autores

Georgia Bucco Sfredo, Elfride Anrain Lindner,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A acessibilidade em escolas e um direito das pessoas portadoras de deficiencia fisica e mobilidade reduzida em busca de educacao. Realizou-se pesquisa com enfase em acessibilidade, patologias e saidas de emergencia. Na sequencia elaborou-se projeto para adequacao, com base na analise dos pontos criticos referentes a acessibilidade. Incluem-se os blocos de salas de aula (area construida de 1.825,88 m²), ginasio, quadra de esportes e respectivos acessos. Bibliografia e legislacao aplicavel foram consultadas. Realizou-se o registro fotografico da edificacao, com medicoes in loco nos aspectos de acessibilidade. Com circulacao horizontal reuniu-se o bloco A (salas de aula, biblioteca, laboratorio de informatica e area administrativa) e bloco B (salas de aula, sala dos professores, cozinha e orientacao pedagogica). O acesso ao ginasio de esportes e feito por escadaria. Devem ocorrer adequacoes de dimensoes, revestimentos e sinalizacao de ambientes. Propoe-se a implantacao de rampa para acesso a entrada secundaria da edificacao; rampas e planos inclinados na rota interligando os blocos A e B; bloco B ao Ginasio e quadra de esportes. Ha necessidade da instalacao de corrimaos, guarda-corpos, guias de balizamento, sinalizacao tatil e visual. A proposta inclui sanitarios no bloco esportivo, reformulacao e ampliacao de ambientes compativel com o numero de usuarios. As dimensoes da saida principal da edificacao devem ser ampliadas e o portao abrir para fora (saida de emergencia). O valor orcado para as adequacoes de acessibilidade (materiais e mao de obra) foi de R$ 818.591,75. A escola inclusiva demanda profissionais habilitados e recursos do poder publico.

Referência(s)