Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1806-9584-2020v28n168325

ISSN

1806-9584

Autores

A. Uamusse, Eugénia Flora Rosa Cossa, Tatiana Kouleshova,

Tópico(s)

Poverty, Education, and Child Welfare

Resumo

Resumo Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano, tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEM.

Referência(s)