
Música na educação: uma possibilidade a ser ampliada no cenário nacional
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.4082
ISSN2525-3409
AutoresRonaldo Eismann de Castro, Maria do Rocio Fontoura Teixeira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoMediante muitas perspectivas educacionais que estamos inseridos, o presente artigo tem como objetivo verificar o uso da música como ferramenta pedagógica na educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando a análise de conteúdos como principal metodologia de trabalho. Essa análise usou como base os artigos publicados em periódicos registrados com qualis A1, na Base de Dados da Capes nas áreas de educação e ensino, no período de 2013 a 2016. Encontramos 42 artigos, publicados em 32 periódicos diferentes envolvendo a música em todas as áreas do conhecimento. A grande maioria das produções foram de autores nacionais. Assim podemos concluir que a música, apesar de mostrar um caráter promissor na educação, e embora já permeie o sistema educacional desde o século passado, ainda não é utilizada de forma efetiva para articular e promover o ensino e a aprendizagem transdisciplinar de modo eficaz, como recurso pedagógico.
Referência(s)