
Lesson Study (Estudo de Aula) em diferentes países: uso, etapas, potencialidades e desafios
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Linguagem: Português
10.24116/emd.e202007
ISSN2526-6136
AutoresGrace Zaggia Utimura, Suzete de Souza Borelli, Edda Curi,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivos apresentar a metodologia de formação de professores Lesson Study (Estudo de Aula) — de origem japonesa, que vem sendo adaptada em diferentes países como os Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Portugal e Brasil — e proporcionar reflexões para pesquisadores envolvidos com formação de professores. Assim, predominam algumas características, o trabalho colaborativo entre professores e pesquisadores a partir de um tema escolhido pelo grupo pensando no que seja relevante para aprendizagem dos estudantes e/ou para o ensino pelos professores. Em seguida, o planejamento da aula, a implementação/observação e a reflexão. A metodologia utilizada para neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Destacamos que todos os países estudados se baseiam nas etapas organizadas pelos japoneses e apresentam alguns desafios, como: a disponibilidade de tempo dos professores, a organização cuidadosamente da formação e conseguir recursos financeiros. Além disso, permite uma reflexão sobre o trabalho docente. Palavras-chave: Lesson Study (Estudo de Aula). Formação de professores. Pesquisa sobre a prática.
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