IDENTIFICACIÓN DE ALTAS CAPACIDADES Y TALENTO EN EDAD ESCOLAR: ASOCIACION ENTRE CAPACIDADES GOGNITIVAS Y DE CONDICIÓN FÍSICA
2020; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 90; Issue: I Linguagem: Português
10.16887/90.a1.109
ISSN2412-2688
AutoresJ.A Covarrubias Vela, Pedro Ángel Latorre Román, María Aparecida Santos e Campos, Paula González, JÉSUS SALAS SÁNCHEZ, Melchor Martínez Redondo, IGNACIO LUIS GUARDIA MONTEAGUDO, Manuel Lucena Zurita, Daniel de la Cruz, Juan Á. Párraga Montilla, Rosely Yavorski,
Tópico(s)Sports and Physical Education Studies
ResumoO talento e o motor da inovacao e do desenvolvimento humano; portanto, sua identificacao precoce e de vital importância. O principal objetivo deste estudo e identificar altas capacidades e talentos entre criancas (6 e 12 anos), em relacao as funcoes cognitivas e habilidades fisicas. Participaram 572 criancas (9,44 ± 1,85 anos). A amostra foi selecionada por meio de amostragem probabilistica e estratificada por sexo e idade, considerando as diferentes regioes da provincia de Jaen, Espanha. Os instrumentos de medida foram um questionario sociodemografico, uma bateria de teste de aptidao fisica, um teste de funcao cognitiva (TEA), teste de avaliacao da criatividade (Torrance) e a escala de aprendizado de Renzulli. Superdotacao ou talento complexo representa 0,93%, apenas para meninas. No entanto, o talento simples possui uma capacidade unica que representa o percentil 95% e o excesso de doacao ocorre quando todas as capacidades estao no percentil 75%. Em conclusao, meninas entre 6 e 12 anos tem um indice mais alto de habilidades intelectuais do que meninos, no entanto, meninos tem uma maior taxa de superdotacao fisica do que meninas.
Referência(s)