Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem matemática com jogos digitais online: um estudo fundamentado a partir da Neurociência

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i11.665

ISSN

2446-774X

Autores

Sindia Liliane Demartini da Silva, Nilce Fátima Scheffer,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar um produto educacional referente à pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação em nível de Mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Trata-se de um estudo de campo na perspectiva qualitativa, cujo objetivo foi o de verificar as funções cognitivas de atenção e memória de estudantes em atividade com jogos digitais online de Matemática. Para tanto, subsídios teóricos relacionados aos jogos digitais, à Educação Matemática e à Neurociência Cognitiva foram elementares. Os participantes da pesquisa, estudantes voluntários dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, participaram de oficinas interativas com jogos digitais, devidamente filmadas, tendo em vista a coleta de dados. Estes foram organizados e analisados a partir de categorias relativas às funções cognitivas de atenção e memória. Os resultados do estudo evidenciam, neste artigo, que o estudante, ao interagir com os jogos digitais, mantém a atenção sensorial/mental voltada à atividade, fazendo uso da memória de trabalho e dos processos de evocação e consolidação de memória permanente, o que garante que estes jogos são aliados da aprendizagem matemática.

Referência(s)