Artigo Produção Nacional

Cosme Rondó, exótico e cosmopolita

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Italiano

10.12957/italianouerj.2019.48734

ISSN

2236-4064

Autores

Natalia Gomes Godoi,

Tópico(s)

Italian Literature and Culture

Resumo

RESUMO: Ambientado em meio aos grandes tratados sociais da Idade Moderna, O barao nas arvores (1957) representa a jornada interna do sujeito na busca pelo equilibrio entre suas aspiracoes individuais e seus deveres para com a sociedade, questao que se repetia no contexto pos-guerras em que foi escrito por Italo Calvino. O protagonista, Cosme Rondo, encontra e aperfeicoa, ao longo de sua vida, o ponto perfeito em que poderia usufruir de sua liberdade sem renunciar a sua responsabilidade politica e aos enriquecedores dialogos intelectuais. Nessa sua trajetoria, assume o papel de estrangeiro em sua propria terra natal, sendo tratado por seus conterrâneos como um Outro exotico. Ao mesmo tempo, essa renuncia de identificacao com uma regiao e uma cultura especificas faz dele um cosmopolita, cidadao do mundo. Personagem de um dos livros da trilogia Os nossos antepassados (1960), o barao Cosme antecede a identidade do sujeito pos-moderno, desvencilhada de limitacoes etnicas e territoriais. Palavras-chave: O barao nas arvores . Cosme Rondo. Estrangeiro. Exotico. Cosmopolita. ABSTRACT: Ambientato in mezzo a grandi trattati sociali dell’eta moderna, Il barone rampante (1957) rappresenta il percorso interiore del soggetto nella ricerca dell’equilibrio tra le sue ispirazioni individuali ed i suoi doveri con la societa, questione che si ripeteva nel contesto dopoguerre in cui e stato scritto da Italo Calvino. Il protagonista, Cosimo Rondo, trova e migliora nel corso della sua vita il punto perfetto in cui potrebbe godere della liberta senza rinunciare alla sua responsabilita politica e agli arricchenti dialoghi intellettuali. In questa traiettoria assume il ruolo di straniero nella sua propria terra natia, essendo considerato dai suoi compaesani un Altro esotico. Allo stesso tempo questa rinuncia di identificarsi con una regione e una cultura specifiche fa di lui un cosmopolita, cittadino del mondo. Personaggio di uno dei libri della trilogia I nostri antenati (1960), il barone Cosimo precede l’identita del soggetto postmoderno, libera delle limitazioni etniche e territoriali. Parole-chiave: Il barone rampante . Cosimo Rondo. Straniero. Esotico. Cosmopolita. ABSTRACT: Set in the midst of the great social treaties of the early modern period, The Baron in the Trees (1957) represents the subject’s inner journey in the search for balance between your individual aspirations and your duties to the society, issue that was repeated in the post-war context in which was written by Italo Calvino. The protagonist, Cosimo Rondo, finds e perfects throughout his life the perfect spot in which could enjoy his freedom without give up his political responsibility and the enriching intellectual dialogues. In this course, he assumes the role of stranger in his own homeland, being treated by his countrymen as an exotic Other. At the same time, this waiver of identification with a specific region and culture make him a cosmopolitan, a citizen of the world. Character in one of the books of the trilogy Our Ancestors (1960), the baron Cosimo precedes the identity of the postmodern subject’s, free of the ethnic and territorial limitations. Keywords: The Baron in the Trees . Cosimo Rondo. Stranger. Exotic. Cosmopolitan.

Referência(s)
Altmetric
PlumX