Artigo Revisado por pares

Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental

1990; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2357-738X

Autores

José Jorge de Carvalho,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Proponho-me neste trabalho apresentar, em primeiro lugar, uma etnografia da vida musical no culto xango de Recife, focalizando principalmente as correlacoes entre os varios estilos musicais praticados e a organizacao do seu complexo universo ritual. Em segundo lugar, compararei algumas abordagens etnomusicologicas classicas para se compreender sistemas musicais tradicionais (como e o caso da musica xango) com abordagens tidas como especificas ou exclusivas para se compreender a musica erudita ocidental. Nesse contexto, discutirei a analise feita por Levi-Strauss de um tema musical da tetralogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, bem assim como as teses principais de Max Weber, Theodor Adorno e Fredric Jameson sobre a crescente racionalizacao dos procedimentos tecnicos e compositivos da musica ocidental moderna, procurando reler todas essas ideias — fortemente ocidentais — a luz do material musical xango.

Referência(s)