Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O MESTRE IGNORANTE E O JOGO HEURÍSTICO: PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

2020; UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33053/dialogus.v9i1.15

ISSN

2316-4034

Autores

Graciela da Silva Salgado, Elizabeth Fontoura Dorneles, Tiago Anderson Brutti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse artigo faz um entrecruzamento teórico entre “O Mestre ignorante” de Jacques Rancière com a abordagem pedagógica do “Brincar heurístico” da educadora inglesa Elinor Goldschmied. Esse estudo foi motivado pelas leituras e discussões realizadas na disciplina “Sociedade, Cultura e Cidadania”, componente curricular do Programa de Pós-graduação Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Objetiva fazer uma reflexão acerca da autonomia dos seres humanos em relação a aprendizagem, bem como do papel do mestre, ou seja do professor no percurso que se estabelece na vida de cada sujeito que aprende nos diversos momentos e contextos da vida. A escrita contou com a revisão bibliográfica para fundamentar metodologicamente as reflexões de ambas as teorias e estão embasados em Rancière (2002), Fochi (2018) Palacios e Mora (2004). A autonomia na aprendizagem é possível e para isso o aprendiz precisa de tempo, espaço e de um professor que exerça sua docência na perspectiva do respeito e da observação atenta.

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