
O MESTRE IGNORANTE E O JOGO HEURÍSTICO: PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
2020; UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33053/dialogus.v9i1.15
ISSN2316-4034
AutoresGraciela da Silva Salgado, Elizabeth Fontoura Dorneles, Tiago Anderson Brutti,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse artigo faz um entrecruzamento teórico entre “O Mestre ignorante” de Jacques Rancière com a abordagem pedagógica do “Brincar heurístico” da educadora inglesa Elinor Goldschmied. Esse estudo foi motivado pelas leituras e discussões realizadas na disciplina “Sociedade, Cultura e Cidadania”, componente curricular do Programa de Pós-graduação Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. Objetiva fazer uma reflexão acerca da autonomia dos seres humanos em relação a aprendizagem, bem como do papel do mestre, ou seja do professor no percurso que se estabelece na vida de cada sujeito que aprende nos diversos momentos e contextos da vida. A escrita contou com a revisão bibliográfica para fundamentar metodologicamente as reflexões de ambas as teorias e estão embasados em Rancière (2002), Fochi (2018) Palacios e Mora (2004). A autonomia na aprendizagem é possível e para isso o aprendiz precisa de tempo, espaço e de um professor que exerça sua docência na perspectiva do respeito e da observação atenta.
Referência(s)