Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação psicológica de crianças nas varas da infância e juventude: composição de possibilidades em organograma

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/2236-6407.2020v11n1p257

ISSN

2236-6407

Autores

Jênnyfer Cristina Almeida de Freitas, Maria Liliane Gomes dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo objetiva fornecer um orientador gráfico para as práticas avaliativas desenvolvidas no contexto das Varas da Infância e Juventude, em especial aquelas realizadas com o público infantil, a partir do relato de uma experiência de estágio curricular supervisionado em avaliação psicológica. A metodologia de trabalho utilizada no estágio apresentou muitos déficits, representados na constante falta de recursos humanos, técnicos, materiais e na desconsideração das particularidades que envolvem a avaliação psicológica das crianças. Diante da carência de referencial teórico e instrumental para embasar a prática avaliativa com sujeitos em desenvolvimento foi construída uma proposta de organograma apoiada no contato direto com esta demanda e na consulta à literatura disponível, capaz de ilustrar e servir como orientadora na eleição de instrumentos que podem compor a avaliação infantil nas Varas da Infância de Juventude. Diante dos desafios e potencialidades identificadas, espera-se contribuir para o avanço e aperfeiçoamento da avaliação psicológica com crianças.

Referência(s)