Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DIFERENÇAS NO PERFIL DO ENOTURISTA QUE VISITA O DOURO: VELHO MUNDO VERSUS NOVO MUNDO

2018; Linguagem: Português

10.46691/es.v0i0.197

ISSN

2975-9064

Autores

Adriano Costa, Ermelinda Oliveira, Zaida Pinto Ferreira,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Quando falamos em Velho Mundo em termos de produção de vinhos, estamos a referir-nos aos países da Europa. Por Novo Mundo, estamos a aludir a países cuja produção de vinhos se desenvolveu mais recentemente. Assim, é perfeitamente natural que as pessoas oriundas de cada uma destas regiões tenham diferentes perfis e motivações, pelo que o presente estudo pretende identificar as principais motivações e traçar o perfil deste tipo de turista, de acordo com a região de origem. É fundamental para um destino turístico compreender as diferentes motivações que levam os turistas a viajar. O sucesso dos destinos depende da análise dessas motivações turísticas e, por isso, no presente estudo, adotamos um modelo baseado nas motivações push e pull . Partindo da revisão da literatura e da realização de entrevistas exploratórias, foi construído um questionário que depois foi aplicado na região do Douro. Da análise dos resultados, podemos concluir que existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores Gastronomia ( push ), Oferta de Atividades Enoturísticas, Oferta de Atividades Culturais, Históricas e Serviços, Diversidade e Qualidade Gastronómica e Reputação da Região ( pull ). Isto pode ter implicações importantes a nível do marketing dos destinos, especialmente ao nível da segmentação de mercados, elaboração de programas de promoção e tomadas de decisões ao nível do destino turístico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX