Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de Geografia física e os jogos digitais

2019; Volume: 15; Linguagem: Português

10.20396/td.v15i0.8653224

ISSN

1980-4407

Autores

Beatriz Siqueira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de uma prática de ensino-aprendizagem no Ensino Básico, por meio de jogo digital e aplicada ao estudo do meio natural. O tema selecionado foi a observação do tempo atmosférico, conteúdo do 6° ano dos anos finais do Ensino Fundamental e a dinâmica natural do planeta Terra, conteúdo do 8° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, ambos expressos na Matriz de Avaliação Processual de Geografia, da rede pública do Estado de São Paulo. O jogo Roblox, familiar entre os alunos, teve uma de suas plataformas, denominada Natural Disaster Survival, selecionada para o desenvolvimento da aula prática e trouxe à tona a necessidade de ressignificar o uso dos dispositivos eletrônicos no espaço escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX