Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.25053/redufor.v4i12set/dez.3342

ISSN

2448-3583

Autores

Karla Angélica Silva do Nascimento,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar o panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel na prática colaborativa e a utilização de dispositivos móveis com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Sua relevância parte da análise de como essas tecnologias podem ser utilizadas para auxiliar práticas colaborativas na e além da escola. Além disso, considera-se conceitos de apropriação e mediação pedagógica na utilização dos dispositivos móveis para mediar o processo de ensino e aprendizagem, a fim de conhecer seus efeitos no contexto educativo. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática da literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nas seguintes bases dados: SciELO, ERIC, Web of Science e Science Direct, resultando em dezoito publicações científicas relacionadas a aprendizagem móvel na prática colaborativa e a utilização de dispositivos móveis com alunos do ensino fundamental. Constatou-se carência de pesquisas brasileiras que abordem a aprendizagem móvel, prática colaborativa e o uso de seus dispositivos móveis no Ensino Fundamental.

Referência(s)